Buscar

Brincadeiras fáceis para crianças de 1 a 5 anos com coisas que você tem em casa



Brincadeiras para crianças até 1 ano de idade


Crianças até um ano de idade podem ficar entediadas com facilidade. Elas não sabem o que é parcelar um brinquedo em 12 vezes no cartão. Por isso, pense bem antes de comprar um brinquedo muito caro. Isso pode lhe poupar frustações... e dinheiro. Ou quem sabe você está cansada daqueles brinquedos barulhentos e com luzinhas e quer inovar nas brincadeiras infantis.


1 - Encaixar


Para começar você pode pegar diversos brinquedos como bolinhas, blocos, ou peças de diferentes formas, que o bebê irá brincar de tentar encaixar. Você pode usar uma forma de cupcake para formas redondas. Se não tiver uma forma assim em casa, pode usar papelão e fazer furos no formato dos brinquedos.


Comece deixando todas as peças encaixadas e deixe que seu bebê comece a retirar uma a uma e colocar novamente.


2 - Resgate das bolinhas


Essa é uma ótima continuação da primeira brincadeira. A intenção agora é fazer com que a criança treine sua coordenação motora e o movimento de pinça.


Você irá encaixar todas as bolinhas na forma e colar fitas adesivas. Deixe que ela descubra como retirar as bolinhas, e a medida que for conseguindo vibre junto com ela e descreva a cor ou o objeto que ela conseguiu tirar.


3 - Puxa a fita


Para esta brincadeira você irá precisar de uma tampa plástica e fitas coloridas. Sabe aquela tampa, a última lembrança de um pote perdido? Crie furinhos com uma faca ou tesoura e passe as fitas, dando um nó em cada ponta. O objetivo é que a criança treine a coordenação motora puxando as fitinhas de um lado para outro.


Brincadeiras para crianças de 1 a 3 anos de idade

Brincadeiras para crianças nessa faixa etária precisam ser fáceis de montar e com itens que você já tenha em casa. Torcendo para que eles brinquem mais de 5 minutos, e com sorte entre 15 e 20 minutos.


1 - Caça letrinhas


Para esta brincadeira você irá precisar de uma canetinha que dê pra escrever no vidro e que seja removível. Então irá preencher uma porta de vidro com muitas letrinhas do alfabeto. "Vou chamar uma letra e você precisa encontrar ela e apagar!"


Se você tiver crianças menores, elas podem só brincar de apagar. Neste caso, você pode usar formas geométricas também.


2 - Pescando letrinhas


Mais uma brincadeira que envolve letrinhas e aprender o alfabeto, mas agora com água! O objetivo dessa brincadeira é que seu filho pesque as letrinhas dentro de uma vasilha com água, usando apenas uma peneira de cozinha.


Assim que ele cansar dessa brincadeira, você pode fazer a parte 2 com a brincadeira que chamamos de sabão em neve!


3 - Sabão em neve


Para esta atividade você pode usar uma bacia ou caixa de armazenar. Com um pouco de água, uma boa quantidade de detergente (1/3 de copo) e fuê você terá horas de brincadeira. A ideia é que eles usem o fuê para bater o sabão em neve até ele crescer de tamanho.


Você pode acrescentar óleo essencial ou até corante alimentício pra deixar a atividade ainda mais sensorial.


Brincadeiras para crianças de 3 a 5 anos de idade


1 - Qual o tamanho em lego?


Para introduzir a ideia de medidas e comprimento você vai usar brinquedos e lego. Separe alguns brinquedos como ursinho de pelúcia e peça para sua criança medir o tamanho daquele urso usando as peças de lego conectadas.


No final ele irá contar quantas peças usou para medir.


2 - Filinha de dominó


O dominó é uma arma secreta! Você pode usá-lo para criar diversas atividades para crianças maiores, e até adultos.


Ele ajudará a criança com o reconhecimento visual dos números e quantidades, além de entenderem visualmente a ideia da somatória. Eles poderão ver, por exemplo, que o número 6 pode ser formado por 2+4, 6+0 ou até 1+5.


Para esta brincadeira você irá precisar apenas de dominó e post-it. Escreva nos post-it um número de 0 a 12 e organize-os do menor para o maior. A missão da criança é colocar cada peça com a quantidade correta de bolinhas no post-it correspondente.


Você vai se surpreender com esse jogo e o quanto ele pode ensinar.


3 - Papel de toalha artístico


Para as crianças essa é uma forma de aprender sobre mistura de cores e o conceito de "absorção", além de desenvolverem coordenação motora.


Você irá precisar de papel toalha, canetinhas (não use a prova d'água), pincel e água.


Peça à criança para pintar e preencher todos os espaços em branco do papel toalha.


Depois de preencher, apoie o papel em uma superfície rígida que não absorve água como uma bandeja.


Depois é só passar o pincel com água ou usar um conta-gotas. Assista as cores se misturarem e o papel absorver.


Secando seu papel toalha


Para secar você pode estender como se faz com roupa limpa ou deixar secando em cima da forma ou bandeja. Lembre-se de não deixar em locais que possam manchar.



Se você chegou até aqui, é porque muito provavelmente você tem um pequeno em casa e se importa em criar memórias bonitas com ele.


Por isso temos certeza que você irá gostar de ver nosso post sobre tudo o que você precisa saber antes de fazer a sua festa de aniversário.


Fontes:


https://www.babyplayhacks.com

https://busytoddler.com

https://www.funathomewithkids.com/

https://www.funwithmama.com

nurturestore.co.uk

https://www.playdoughtoplato.com/